quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trekking

Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou caminhada, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvida o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce.
O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio de locomoção era a caminhada. Tem origem na língua africana e passou a ser empregada pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a áfrica do sul.


Trekking de regularidade - Um percurso pré-determinado pela organização, não conhecido pelos participantes com tempo e local definidos. O importante não é a velocidade e sim manter-se no percurso correto e no tempo.
Trekking de velocidade - Com a utilização de cartas de navegação e bússola, a organização determina antecipadamente onde estão localizados os postos de controle. O objetivo é alcançá-los no menor tempo possível. Deve-se observar a ordem dos postos de controle que deverão ser seguidos.
Travessia de longa distância - normalmente realizado entre 2 pontos, onde o objetivo final é atingir o local proposto não existe competição, pode durar vários dias. Pode-se dizer que é umva expedição.
Trekking de um dia - Aproximadamente 10 km com início e fim definidos.

Por Bernadete R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário