quinta-feira, 5 de maio de 2011

Iniciação no Voleibol

Voleibol Cego - Voleibol/Recreação
OBJETIVO: Integração, raciocínio rápido, cooperação, coordenação motora e espaço-temporal. 
MATERIAIS: Quadra poli esportiva ou local semelhante; bola de voleibol, varal ou corda e lençóis escuros
DURAÇÃO: até 20 pontos
FAIXA ETÁRIA: qualquer faixa etária adaptando a atividade.
AULA: O primeiro passo: organizar a quadra de voleibol com o varal / corda que deverá cruzar e dividir a quadra como a rede oficial. Logo deve-se colocar os lençóis de modo que não se enxergue o outro lado da quadra.

Segundo passo: Dividir as equipes em números iguais e dar início ao jogo que poderá ser com as mesmas regras e toques de um jogo de voleibol comum ou adaptando como por exemplo a bola poder quicar uma vez , dar mais de um toque por pessoa, passar a bola com determinado toque , etc.
O jogo segue até a pontuação ser completada ou outra forma estipulada pelo professor.



Vôlei de Lençol - Voleibol/Recreação
OBJETIVO: cooperação
MATERIAIS: lençol, bola, rede, quadra ou salão
DURAÇÃO: 30 minutos

FAIXA ETÁRIA: a partir dos 7 anos
AULA: Divide-se a turma em duas equipes ou mais a depender da quantidade de alunos com número igual de participantes, sugiro no máximo 06 .Cada equipe com um lençol. Inicia-se o jogo com o saque sendo que a bola deverá estar no lençol e o objetivo será marcar pontos na quadra da equipe adversária. não será permitido tocar a bola com quaisquer partes do corpo, apenas com o lençol.
Se tiver uma turma grande poderá utilizar uma rede humana e estipular um número de pontos para a equipe ser eliminada e outra entrar em seu lugar.
COMENTÁRIOS: É uma atividade gostosa de realizar, os alunos se divertem muito, o trabalho em equipe é fundamental.


Vôlei de Balões – Voleibol/Recreação
OBJETIVO: trabalho em equipe
MATERIAIS: balões, quadra, rede
DURACAO: 30 minutos
FAIXA ETÁRIA:  a partir dos 8 anos
AULA: Divide-se a turma em duas equipes, uma em cada lado da quadra, divide balões cheios em número igual para as duas equipes, de preferência dois balões a mais para cada equipe, ao apito do recreatista as duas equipes tem o objetivo de ficar com menos balões em suas quadras; ao apito após 3 minutos o ponto e de quem tiver menos balões do lado da quadra, a equipe que completar dez pontos primeiro vence o jogo.
COMENTARIOS: É um jogo bom de se trabalhar com qualquer idade, porém deve se ter cuidado com as trapaças, fora isso o jogo flui bem rápido que não se percebe o tempo passar.

Por : Bernadete R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário