segunda-feira, 16 de maio de 2011

Teoria do Lazer


Recreação - É o fato ou momento ou circunstância que o indivíduo escolhe.
Lúdico - É tudo aquilo que leva uma pessoa somente a se divertir, se entreter, se alegrar. Passar o tempo. É importante observarmos que esse estado de espírito acontece espontaneamente e não pode ser provocado.
A partir do momento que uma pessoa passa a concretizar essa vontade chamada lazer, ela está tendo sua recreação. Devemos observar que a recreação não é a atividade, mas sim o fato de estar se concretizando essa vontade.

Características Básicas da Recreação
A recreação apresenta 5 características básicas.
1- A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em sim mesmo, sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.
A pessoa que busca a recreação nunca terá outro objetivo que o de recrear.
2- A recreação deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo os interesses de cada um.
Não forçar a outra a fazer o que não quer.
3- A prática da recreação busca levar o praticante a estado psicológico positivo.
A recreação ligada ao prazer cuidado com as práticas.
4- A recreação deve ser de natureza a propiciar a pessoa o exercício da criatividade. Na medida em que se oferece estimulação, essa criatividade deve ser plenamente desenvolvida.
5- Nas características de organização da sociedade, níveis econômicos, sociais, políticos, a recreação de cada grupo é escolhida de acordo com os interesses comuns dos participantes.

Perfil dos profissionais

O animador - Contato direto com o público. Ser simpático, comunicativo, ALEGRE, maleável.
O supervisor - É aquele que tem uma equipe de animadores, espírito de liderança.
Técnico em recreação - deve entender um pouco de administração, comportamento humano, planejamento de projetos e visão de futuro.

Adequação das atividades lúdicas às diversas faixas etárias
Qualquer atividade pode ser adaptada a qualquer faixa etária sempre se respeitando as características das idades.

Aproximadamente 0 a 2 anos
Características.
- Egocentrismo: descoberta, tato movimentos e formas.
- coordenação motora: abrir e fechar, empilhar e encaixar, empurrar.
Tipos de atividades e adequadas
Brincadeiras referentes à educação sensória motora.

Aproximadamente 2 a 4 anos
- Continuam as características anteriores
- Fantasia e invenção
- Criatividade
Tipos de brincadeiras
- Sem regras ou poucas regras
- Formas básicas de movimento
- Representação

Aproximadamente 6 a 8 anos
- Muita movimentação
- Boa discriminação visual, auditiva
- Atenção e memória
- Aceita regras
- Despertar natural da competitividade
Tipos de brincadeiras
- Pequenos jogos
- Atividades em equipe
- Desafios
- Atividade com muita movimentação

Aproximadamente 10 a 12 anos
Separação dos sexos
Compreensão da sexualidade
Isolam-se em pequenos grupos
Tipos de brincadeiras
- Menor interesse por brincadeiras
- Atividade de interação social.
- Atividade em equipe.

Aproximadamente 12 a 14
- Supervalorização da competição
- Necessidade de auto afirmação
- Grandes conflitos de personalidade
- São altamente influenciáveis

Aproximadamente 14 a 18
- Grande diferença de habilidades entre os sexos
- Ainda apresenta necessidade de auto-afirmação
- Desprezo pela atividade motora.
- Valorização das atividades sociais e culturais.

Adultos
- Revalorização da atividade física
- Valorização da atividade lúdica
- Aceitação do sexo oposto
- Dificuldade de se expor ao ridículo.
- Aceitação de derrota e a vitória

Terceira Idade
- Necessidade de interação social
- Necessita e valoriza a atividade em grupo
- Valorização a atividade cultural
- Dificuldade de aceitação do novo
- Valoriza mais a participação que o resultado.

Por Bernadete R.

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