quarta-feira, 13 de julho de 2011

Salto triplo

                                   
  
1.Histórico
O salto triplo faz parte da competição olímpica desde a primeira edição moderna, em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico da modalidade foi o estado-unidense James Connolly. O Japão dominou a modalidade entre Amesterdão 1928 e Berlim 1936. O soviético Viktor Saneyev conquistou três medalhas de ouro olímpicas consecutivas entre 1968 e 1976. Em 16 de junho de 1985, o estadunidense Willie Banks saltou 17,97 metros em Indiana, EUA. Banks pediu palmas à platéia para marcar o ritmo de sua corrida até o salto. O recorde foi ultrapassado por Jonathan Edwards em 1995, com 18,29m. A prova de senhoras estreou-se nos Jogos de Atlanta em 1996. A vencedora foi a ucraniana Inessa Kravets. 
O Brasil é um dos países com grande tradição nesta prova. Adhemar Ferreira da Silva foi bi-campeão olímpico da prova nos Jogos de 1952 e de 1956, tendo batido por várias vezes o recorde mundial da mesma. Outro atleta, o paulista Nelson Prudêncio, conquistou a medalha de prata nos Jogos de 1968, tendo, por breves instantes, retido o recorde mundial - depois quebrado na mesma ocasião pelo soviético Viktor Saneyev, medalhista de ouro - e a medalha de bronze nos Jogos de Munique, em 1972. O recorde mundial de João Carlos de Oliveira, o João do pulo, de 17,89m nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México em 1975, durou quase dez anos. Atualmente, Jadel Gregório é um dos cinco primeiros saltadores do mundo, de acordo com o ranking da IAAF. No dia 20 de maio de 2007, Jadel estabeleceu o novo recorde sul-americano para o salto triplo com a marca de 17,90 metros.
Portugal conta atualmente com um atleta de elevada qualidade, Nelson Évora, que se sagrou campeão do mundo da especialidade (Campeonato Mundial de Atletismo 2007, em Osaka - Japão), com 17,74 metros. É ainda detentor do recorde nacional português, com a segunda melhor marca mundial do ano.
Em 21 de Agosto de 2008 Nelson Évora sagrou-se campeão olímpico, com a marca de 17,67m, superando Phillips Idowu (17,62m) e Leevan Sands (17,59). Nelson não necessitou de igualar a sua marca nos Mundiais de 2007 de 17,74m.

2.Conceitos 
O triplo salto é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova inicia-se com uma corrida de impulso. O salto começa com o contacto da perna de impulsão tocando o solo (maior absorção de impacto); segue-se uma pequena flexão da perna de impulsão (maior tensão elástica); nesse momento a perna de impulsão sofre grande pressão (até 6 vezes o peso do atleta), sendo que quanto maior o ângulo maior a pressão. A chamada é realizada com um movimento de "patada", onde o saltador faz um movimento brusco com a perna para trás e para cima, tentando assim reduzir a perda de velocidade horizontal. O ângulo resultante de saída é menor que o salto da distância; Por fim, na fase de vôo, deve-se corrigir o equilíbrio através da rotação horizontal dos braços, colocando o centro de gravidade no lugar.
Numa outra técnica, o salto realiza-se com a perna de elevação (+ fraca); dá-se o toque sobre a planta do pé (maior absorção de impacto) e o movimento de "patada" ativa na chamada para reduzir a perda de velocidade horizontal; existe maior tempo de contacto com o solo; a fase de vôo é próxima da do salto em comprimento, e tem apenas como diferença a menor velocidade horizontal, provocando uma menor fase de vôo. Para tal utiliza-se outro tipo de estilo - o tipo peito e o carpado. A correção do equilíbrio é feita através da rotação horizontal de braços, na fase terminal.

3.Regras básicas

A ordem de saltos dos atletas é sorteada. Assim como no salto em distância, o atleta faz três tentativas e lhe é computado o melhor dos três. Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores resultados da prova terão direito a mais três tentativas, sendo que, no caso de empate em oitavo nos três primeiros saltos, todos os competidores terão também direito a mais três tentativas.
O primeiro salto deve ser dado de forma que o competidor corra com o mesmo pé com que foi dada a impulsão; no segundo, ele deve cair com o outro pé; a partir daí o salto é completado. É considerado falho o salto em que o competidor, enquanto estiver saltando, tocar o solo com a perna "inativa". Aplicam-se ao salto triplo todas as demais disposições sobre as faltas previstas
para o salto em distância.
A pista deve ter uma largura mínima de 1,22m e seu comprimento é ilimitado, devendo ter, no mínimo 40m. O máximo permitido para a inclinação lateral da pista é 1:100 e para inclinação global na direção da corrida é de 1:1000.
Na pista não podem ser colocadas marcas, mas ao lado de fora o competidor pode colocar marcas (fornecidas pelos organizadores). Nenhuma marca pode ser colocada na caixa de areia. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter mais permissão para usar a pista para efetuar tentativas experimentais.
3.1. Componentes básicos:
Velocidade;
Potência;
Coordenação;
Equilíbrio;
Flexibilidade;
 O segundo salto deve ser dado com a mesma perna e o primeiro e o terceiro salto com a outra perna.
O pé inativo não poderá tocar o solo;
Não se pode ao saltar cair fora da pista ou da caixa de areia;
Tábua: a 13 m da caixa de areia;
Conta-se como válido o toque mais próximo da tábua de impulsão.

4.Características dos atletas de salto triplo
O lema olímpico "Mais alto, mais forte, mais longe" pode muito bem ser relacionado aos saltos do atletismo, não só nas óbvias ligações com os saltos em distância e triplo ("mais longe") e com os saltos em altura e com vara ("mais alto"). Com a evolução do esporte, os atletas de cada prova tiveram que desenvolver a força, além de características próprias de cada modalidade.
No salto em altura é normal encontrar homens entre 1,90m e 2m e mulheres com cerca de 1,80m. É preciso explosão muscular, coordenação e grande flexibilidade. Além da altura, no salto com vara ainda é preciso ter habilidades de ginásta e acróbata para passar do sarrafo. Grandes saltadores em distância também são bons velocistas. E no salto triplo o atleta precisa de um físico maduro para não ter as articulações prejudicadas pelo forte impacto do primeiro e do segundo saltos.
 

5.Qualidades físicas dos atletas de salto triplo
 Atualmente o desporto que é o Atletismo está dividido em diferentes tipos de provas e competições.
A estas diferentes provas correspondem também para os participantes diferentes exigências/qualidades físicas.

Correr mais depressa como nas provas de corrida e barreiras, saltar mais alto como no salto em altura ou no salto com vara, ou saltar mais longe como no salto em comprimento ou como no triplo-salto, ou lançar o peso mais longe possível  - são provas diferentes da mesma modalidade – o atletismo.
As provas podem ser agrupadas segundo o tipo de prova, ou segundo a qualidade física ou por outras classificações possíveis.
Uma distinção que habitualmente se faz é entre as provas olímpicas (que se disputam nos Jogos Olímpicos) das outras, as não-olímpicas. As provas olímpicas são todas aquelas que se disputam nos jogos olímpicos. No entanto as provas não-olímpicas, como a corrida dos 60metros ou os 1000metros por exemplo entre outras, também fazem parte da modalidade, e em especial nos escalões mais novos – de formação, muitas desses eventos não-olímpicos se realizam também.

6. Campeões das ultimas 5 olimpíadas 
1992 - XXV Olimpíada - Barcelona, Espanha

Ouro: Michael Conley (Estados Unidos)
Prata: Charles Simpkins (Estados Unidos)
Bronze: Frank Rutherford (Bahamas)

1996 - XXVI Olimpíada - Atlanta, Estados Unidos
Medalhistas femininas                                 medalhistas masculinos
Ouro: Inessa Kravets (Ucrânia)              Ouro: Kenny Harrison (Estados Unidos)
Prata: Inna Lisovskaya (Rússia)             Prata: Jonathan Edwards (Reino Unido)
Bronze: Sarka Kasparkova (Rep. Tcheca)      Bronze: Yoelvis Quesada (Cuba)

2000 - XXVII Olimpíada - Sydney, Austrália

Medalhistas femininas                                  Medalhistas masculinos
Ouro: Tereza M. (Bulgária)                     Ouro: Jonathan Edwards (Reino Unido)
Prata: Tatyana Lebedeva (Rússia)         Prata: Yoel Garcia (Cuba)

Bronze: Olena Hovorova (Ucrânia)        Bronze: Denis Kapustin (Rússia)

2004 - XXVIII Olimpíada - Atenas, Grécia
Medalhistas femininas                                    medalhistas masculinos      
Ouro: Francoise M. Etone (Camarões)       Ouro: Christian Olsson (Suécia)
Prata: Hrysopiyi Devetzi (Grécia)                Prata: Marian Oprea (Romênia)
Bronze: Tatyana Lebedeva (Rússia)           Bronze: Danila Burkenya (Rússia)
2008 - XXIX Olimpíada - Pequim, China
Medalhistas femininas                                 Medalhistas masculinos
Ouro:Francoise Mbango Etone (CAM)         Ouro: Nelson Évora (POR)
Prata: Tatiana Lebedeva (RUS)                 Prata: Phillips Idowu (GBR)
Bronze: Chrysopigi Devetzi (GRE)             Bronze: Leevan Sands (BAH) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário