quarta-feira, 29 de junho de 2011

Doping: Os injustiçados anabolizantes

            A palavra anabolizante carrega consigo uma grande descriminação, muita gente não sabe nem o que significa, mas repudia o assunto, muitas vezes por falta de informação e por influência da mídia, que é a “grande cientista do mundo”, a “sabedoria suprema”.
            Esteróides são lipídios derivados de colesterol e secretados pelas glândulas, pelas glândulas supra-renais e placentas. Os anabolizantes são em sua maioria sintéticos derivados de testosterona, que promovem o crescimento muscular e ósseo.
            De acordo com pesquisas recentes, mais de 3 milhões de fisiculturistas e atletas nos Estados Unidos são usuários de esteróides anabólicos. Até hoje não tem prova que pessoas morreram por utilizarem apenas esteróides anabolizantes, porem a mídia vive atribuindo mortes aos anabolizantes.
            Os anabolizantes em geral têm seus efeitos colaterais como qualquer outra droga, mas o que mata e causa problemas não são os esteróides e sim a falta de informação. Não restam duvidas que o abuso de qualquer substancia pode ser letal a saúde, o excesso de água também pode matar, por isso muitas pessoas morrem afogadas, a diferença entre o veneno e o remédio é a dosagem.
            Os esteróides anabólicos vêm sendo muito úteis para muitas pessoas, desde aqueles que sofrem de depressão a pacientes aidéticos, mas também vem colaborando para aqueles que querem manter ou aumentar a massa muscular desde que devidamente prescrita e controlada por medico especialista. Mesmo atletas que tendem a utilizar dozes mais elevadas dessas drogas, talvez encontrei nos esteróides anabólicos uma das drogas menos arriscadas  que um atleta pode utilizar se comparada a outras potencialmente mais letais.
            O alcoolismo vem crescendo e junto uma serie de mortes que são provocadas pelo excessivo uso de bebidas alcoólicas, contudo não são comuns políticas que tendem a proibir essa droga que é mais letal do que qualquer outra.
            Não a duvida que os anabolizantes sejam muitas vezes injustiçados, como qualquer outra droga também tem efeitos colaterais, mas se forem usados com consciência e acompanhamento medica pode trazer mais lucros que prejuízos.       


Autoria do artigo: Bernadete R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário